Tipos de pisos: Conheça suas diferenças.

Publicado em: 29/06/2021

Atualmente o mercado dispõe de uma infinidade de opções para piso, com diferentes propriedades e especificações técnicas, no qual sua indicação irá variar conforme o uso, ambiente, tráfego e local aplicado.

PORCELANATO: Atualmente, o porcelanato é um dos pisos mais utilizados na construção pela sua qualidade, resistência e diversidade de acabamentos. Combina com diferentes estilos e ambientes pela diversidade de modelos e texturas, como peças que imitam madeira, cimento, mármore, entre outros. Encontrado sobretudo com acabamento polido, acetinado, esmaltado, estruturado e natural, que lhe conferem diferentes níveis de brilho.

CERÂMICA: Um dos tipos mais comuns de piso, com diversidade em tamanhos, cores, texturas e, consequentemente, valores. Possui alta resistência e facilidade de limpeza, sendo uma opção mais barata do que o porcelanato. Para sua escolha, é importante atentar-se à resistência á abrasão (que determina sua resistência ao desgaste) e seu coeficiente de atrito (quanto menor, mais liso o piso).

LAMINADO: Ideal para quem procura um acabamento de madeira porém por um preço inferior, por ser produzido através de aglomerados de madeira. Combina com diversos ambientes internos, mas não é recomendado para locais molháveis como banheiro, cozinha e lavanderia. Sua instalação é muito simples e limpa, geralmente em um sistema click, podendo ser feita inclusiva sobre outro piso.

VINÍLICO: Apesar da semelhança com o piso laminado e possuir acabamento que imita madeira, o piso vinílico é fabricado com resina de PVC a partir de materiais recicláveis. É encontrado em versões variadas, como placas e mantas, com sistema de instalação conforme o tipo escolhido. Por ser antirruído, é ideal para ambientes com muito barulho, como residências com animais e crianças. Se comparado ao piso laminado, é mais resistente à água, porém seu uso também não é recomendável para locais úmidos.

Últimos posts