Casa térrea ou Sobrado? Saiba qual é a melhor escolha para você.

Publicado em: 29/06/2021

CASA TÉRREA:

 A casa térrea possui um estilo mais tradicional, mas pode receber um design mais moderno que a diferencia do padrão clássico ao qual estamos habituados.

 Sua construção geralmente é mais rápida e econômica, visto que não há necessidade de uma estrutura muito robusta, diminuindo os custos com material e mão-de-obra. O fato de possuir somente um pavimento ainda é um atrativo, sobretudo para famílias que possuem crianças, idosos ou pessoas com mobilidade reduzida, e para quem deseja uma residência com ambientes integrados entre si e com as áreas externas.

 Entretanto a casa térrea também apresenta desvantagens, principalmente em relação ao tamanho do lote, que limita a área da construção, ao aproveitamento de sua área, uma 

vez que residências horizontais possuem uma ocupação maior do terreno, e em relação às visuais do entorno e áreas de ventilação/iluminação, tendo em vista que construções próximas à divisa limitam esses aspectos.

SOBRADO:

 Cada vez mais comuns, as residências no estilo sobrado costumam chamar atenção pelas inúmeras possibilidades estéticas, de layout, e por resultarem em construções mais modernas e originais. Geralmente são desenvolvidos em dois pavimentos, distribuindo os ambientes de uso social e de serviço ao pavimento térreo, e os ambientes de uso íntimo ao segundo pavimento.

 Esse tipo de construção é extremamente útil quando há a necessidade de dispor uma grande residência em um lote de tamanho reduzido, uma vez que o segundo piso duplica o espaço que pode ser utilizado. Além disso, a maximização do terreno e das áreas construídas potencializam a valorização do imóvel, tornando esse um dos tipos de construção mais buscados no mercado.

 Entretanto, por constituir-se de mais de um pavimento e muitas vezes com um projeto arquitetônico diferenciado, o custo dos sobrados geralmente é maior, pela maior demanda de mão-de-obra e necessidade de estruturas mais robustas.

Últimos posts